18 fevereiro, 2026
18 fevereiro, 2026

A notícia que importa, todos os dias.

Ventura teve 33,17% dos votos mas só ganhou em 2 concelhos. Saiba quais



A vitória de António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais é inequívoca. O antigo secretário-geral do Partido Socialista (PS) é, inclusive, o Presidente da República eleito com mais votos na história da democracia de Portugal.

 

Ao todo – e depois de já terem sido contabilizados os eleitores que tinham visto o sufrágio adiado devido ao mau tempo – Seguro teve 3,5 milhões de votos, o que corresponde 66,83% dos votos.

Mais: numa análise aos resultados, conclui-se que o futuro Presidente foi o mais votado em 99,35% dos concelhos do país – 306 em 308.

André Ventura, que disputou a segunda volta, conseguiu apenas dois concelhos: Elvas, em Portalegre, e São Vicente, na Madeira, município onde também venceu nas autárquicas. A nível de freguesias, conquistou 137.

Um resultado que fica muito aquém do que esperava o líder do Chega. Ou pelo menos, do que dizia esperar.

Ao contrário de Seguro, André Ventura perdeu, inclusive, na sua terra Natal. Onde nasceu e viveu. Em Algueirão Mem-Martins, que pertence ao concelho de Sintra, o candidato registou apenas 34,99% (10.555) dos votos.

Já em Penamacor, de onde António José Seguro é natural, o candidato apoiado pelo partido socialista venceu com 81,82%, o que corresponde a 2.102 votos. André Ventura obteve 18,8%, que representa 467 votos. Houve 20 votos em branco e 27 nulos.

Apesar da estrondosa derrota, Ventura agradeceu aos eleitores que acreditaram “num país diferente”.

Nas autárquicas, o partido de André Ventura conseguiu eleger 134 vereadores e três presidentes de câmara, no Entroncamento (distrito de Santarém), Albufeira (Faro) e São Vicente (Madeira). Destas três, apenas São Vicente manteve o seu sentido de voto.

Por sua vez, nas Legislativas, o Chega tinha vencido em 60 concelhos, o que, no total de 308 municípios, equivale a cerca de um quinto do país. Além dos nove concelhos onde já tinha sido vencedor nas legislativas de 2024 – todos agora com maior percentagem de votos – juntaram-se outros 51 municípios onde o partido foi o mais votado pela primeira vez.

Entre estes estava São Vicente e Elvas, que se mantém agora nas Presidenciais.

“Liberdade”: Seguro amplia vitória (e maior votação). Resultado e reações

António José Seguro reforçou a vitória nas eleições presidenciais de 2026, derrotando André Ventura nas 20 freguesias que só votaram agora a segunda volta do sufrágio devido ao mau tempo.

Natacha Nunes Costa | 08:23 – 16/02/2026



Noticias ao Minuto

error: