14 fevereiro, 2026
14 fevereiro, 2026

A notícia que importa, todos os dias.

No Brasil, ninguém fica de fora do Carnaval. Eis as imagens do Blocão



No Brasil, ninguém fica de fora da folia do Carnaval. Também os cães tiveram direito ao seu próprio desfile, no Rio de Janeiro.

O Blocão, um bloco de Carnaval dedicado a  animais, saiu à rua este sábado na Barra da Tijuca. Donos e patudos foram vestidos a rigor, com glitter, bandeletes e tule – as imagens podem ser vistas na galeria acima.

O Blocão surgiu de uma brincadeira entre a palavra “bloquinho” e “cão” e tem reunido, nos últimos anos, centenas de amantes de animais naquela zona do Rio de Janeiro na manhã do sábado que antecede o Carnaval para escolher o disfarce mais engraçado.

Num pequeno palco, cães de vários tamanhos e raças desfilam.

A partir de hoje, são esperados mais de 65 milhões de brasileiros nas ruas, numa festa que decorre oficialmente até terça-feira no país que vive mais intensamente o Carnaval.

De acordo com o Ministério do Turismo brasileiro, o número de foliões que vão participar em desfiles, de blocos, andar atrás de um trio elétrico e fantasiados será 22% maior do que em 2025 e deverá injetar na economia mais de 18 mil milhões de reais (2,9 mil milhões de euros).

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Olinda e Recife devem reunir mais de 40 milhões de pessoas naquela que é a maior festa popular do Brasil.

São Paulo deve superar 16 milhões de foliões, com mais de 600 blocos, enquanto o Rio de Janeiro projeta mais de oito milhões de participantes e um impacto económico de 5,7 mil milhões de reais (920 milhões de euros), com hotéis perto da lotação máxima.

Entre sexta-feira e quarta-feira de cinzas são esperados 238 blocos de rua que vão desfilar na ‘cidade maravilhosa’.

No Nordeste, Salvador deve receber mais de 11 milhões de foliões e 1,2 milhão de turistas, com ocupação hoteleira acima de 90%.

Já em Recife são projetados 3,6 milhões, enquanto Olinda espera mais de quatro milhões.

Números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam a para a entrada de 1,42 milhões de visitantes estrangeiros no Brasil em fevereiro de 2026, um aumento de 4% em comparação ao carnaval do ano anterior.

Quanto ao Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o destaque vai para a Académicos de Niterói que vai estrear-se no principal grupo do carnaval carioca de 2026 com um enredo dedicado à vida de Lula da Silva, o menino nordestino que se tornou operário e chegou à Presidência do Brasil.

Mais de 65 milhões de brasileiros devem tomar as ruas a partir de hoje numa festa que decorre oficialmente até terça-feira no país que vive mais intensamente o carnaval.

Lusa | 07:27 – 14/02/2026



Noticias ao Minuto

error: