10 fevereiro, 2026
10 fevereiro, 2026

A notícia que importa, todos os dias.

Israel diz ter destruído depósito de armas na Síria



Em comunicado, as IDF relataram que a operação foi executada na passada semana, nos arredores da cidade síria Beit Yin, onde “as forças localizaram e destruíram inúmeras armas num depósito, incluindo minas e equipamentos de comunicação”.

“A organização terrorista Yama Islamiyah promoveu e continua a tentar promover atos terroristas contra o Estado de Israel e os seus cidadãos na região norte”, lê-se no texto, no qual se define como objetivo “eliminar qualquer ameaça e atividade de elementos terroristas na área e proteger os cidadãos de Israel e os Montes Golã” — território que Israel tomou à Síria durante a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973).

As autoridades sírias ainda não se pronunciaram sobre a referida operação. Em novembro, noutra incursão militar israelita naquele país, morreram 10 civis também em Beit Yin, com Israel a declarar tratar-se de uma missão para “prender suspeitos de pertencerem à Yama Islamiyah”, organização que negou qualquer envolvimento no incidente e alegou não estar presente naquela zona.

O grupo Yama Islamiya foi fundado na década de 1960 como ‘braço’ libanês da Irmandade Muçulmana e tomou parte em ataques contra Israel, após o conflito desencadeado pelos atentados de 07 de outubro de 2023, reivindicado pelo movimento islamista palestiniano Hamas.

Aquele atentado terrorista levou depois à ofensiva militar israelita contra a Faixa de Gaza, atenuada apenas em 10 de outubro, com um cessar-fogo, que tem vindo a ser desrespeitado por vezes, além de outras frentes abertas, como no Líbano, contra o movimento xiita radical Hezbollah.

error: