
A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a “Operação A Última Dose” em Cacoal na última terça-feira (19). A ação, apoiada pelo Ministério Público, investiga um esquema criminoso de desvio e venda de vacinas BCG, que são destinadas exclusivamente ao SUS (Sistema Único de Saúde) para prevenir a tuberculose em crianças.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências, na sede de uma clínica privada, na Secretaria Municipal de Saúde e no CER II (Centro Especializado em Reabilitação). As investigações apontam que a clínica cobrava R$ 200 por doses da vacina BCG, que deveriam ser gratuitas. O detalhe crucial é que essa vacina não estava mais disponível para venda na rede privada desde maio de 2023, sendo de uso exclusivo do sistema público.
Além do desvio de recursos públicos, a polícia alerta para o grave risco à saúde, já que as vacinas aplicadas fora do controle oficial podem ter sido armazenadas ou manuseadas de forma inadequada.
A Polícia Civil afirmou que a operação reforça o compromisso de proteger a saúde da população e a confiança no sistema de imunização, e que não permitirá que interesses privados coloquem em risco a vida de crianças.


