27 abril, 2025

Morreu na madrugada de hoje Antônio Aquino Lopes, ícone do futebol acreano – FFER


Antônio Aquino Lopes morreu na madrugada desta quarta feira, no hospital Silvestre Santé em Rio Branco capital do Estado do Acre. Aquino morreu aos 76 anos com pouco mais de 40 dedicados ao esporte e futebol acreano deixando um grande legado na história esportiva do Acre. Amigo de longa data de Aquino,  presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia recebeu a notícia com muita tristeza, “é um momento de muita tristeza, a gente fica bastante emocionado, Aquino foi um grande amigo de muitos anos, muitas empreitadas e lutas pelo desenvolvimento do futebol nortista e brasileiro, mas sua dedicação de décadas ao futebol acreano, ta eternizado, ele deixa um belo legado ao futebol acreano” lamentou o Heitor Costa.

O presidente da FFER decretou três dias de luto e uma homenagem ao amigo Aquino nesta quarta feira na grande final do Rondoniense Sicredi 2025. Antônio Aquino Lopes era natural de Rio Branco, formando em Direito e logo se destacou como um grande gestor de futebol. Assumiu a presidência da Federação de Futebol do Acre em abril de 1984 e durante sua gestão em 1989 foi responsável pela profissionalização do futebol acreano, um marco histórico. Essa conquista não apenas elevou o nível das competições, mas também possibilitou que muitos atletas locais fossem reconhecidos no cenário nacional.

O dirigente também ocupou o cargo de vice-presidente da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, onde contribuiu para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Seu compromisso e paixão pelo futebol foram fundamentais para clubes filiados e atletas do Acre, que tiveram a oportunidade de se destacar  sob a gestão de Aquino.

Com sua partida, o Estado do Acre perde um grande gestor, apaixonado pelo futebol. Neste momento de pesar, em nome do presidente Heitor Costa a família da Federação de Futebol do Estado de Rondônia se solidariza com famíliares e amigos nesse momento de tristeza e dor. O legado de Antônio Aquino Lopes permanecerá vivo, inspirando e guiando o esporte acreano. 





Fonte: Federação de Futebol do Estado de Rondônia