
António José Seguro reforçou, no domingo, 15 de fevereiro, a vitória nas eleições presidenciais de 2026, ao derrotar André Ventura nas 20 freguesias que viram a segunda volta ser adiada devido ao mau tempo.
Desta forma – e tal como já se sabia desde o dia 8 de fevereiro – pelo menos nos próximos cinco anos, Seguro será Presidente da República “de todos os portugueses”, como sempre fez questão de dizer.
Com os eleitores de ontem, o antigo secretário-geral do PS, ultrapassou a barreira dos 3,5 milhões de votos.
Seguro irá assim tomar posse a 9 de março de 2026, exatamente 40 anos depois de Mário Soares o ter feito, a 9 de março de 1986, após vencer também na segunda volta.
Minutos depois de ter conhecimento dos resultados, José António Seguro fez uma declaração ao país, desta vez, através das redes sociais.
“Saúdo todos os eleitores que hoje foram votar e que não o puderam fazer no domingo passado. A democracia vive da participação de todos nós. Cada voto é uma afirmação de liberdade, de responsabilidade e de esperança no futuro. Quero também agradecer, de forma muito especial, a todos os que tornaram possível a realização deste sufrágio, aos membros das mesas de voto, aos funcionários, às forças de segurança e a todos os que, com sentido de dever e serviço público, garantiram que este dia decorresse com normalidade, transparência e respeito”, escreveu, numa mensagem partilhada no Instagram, agradecendo – tal como fez no discurso da vitória, no dia 8 de fevereiro, – aos eleitores das zonas afetadas pelas depressões que afetaram Portugal nas últimas semanas.
“A democracia constrói-se todos os dias. E hoje, mais uma vez, esteve viva. Desejo um regresso à vida normal o mais rápido possível”, acrescentou.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por António José Seguro (@ajseguro)
Também nas redes sociais, o adversário de Seguro, André Ventura, deixou umas palavras de agradecimento.
“A todos os que votaram – hoje [domingo] e há uma semana -, especialmente aqueles que o fizeram em circunstâncias difíceis, obrigado por acreditarem num país diferente”, escreveu o líder do Chega numa publicação na sua conta oficial na rede social X.
A todos os que votaram – hoje e há uma semana – , especialmente aqueles que o fizeram em circunstâncias difíceis, obrigado por acreditarem num país diferente 🇵🇹️. pic.twitter.com/DEHZBMwveK
— André Ventura (@AndreCVentura) February 16, 2026
Seguro com recorde de votos (e foi o mais votado em 306 de 308 concelhos)
António José Seguro, que vai suceder assim a Marcelo Rebelo de Sousa, venceu as Presidenciais com mais de 3,5 milhões de votos, um número recorde, e foi o mais votado em 306 dos 308 concelhos, segundo os resultados finais provisórios.
Há uma semana, Seguro tornara-se no Presidente da República eleito com o maior número de votos expressos em 50 anos de democracia, ao superar os 3.459.521 de Mário Soares nas eleições de 1991. Ficou, contudo, atrás dos 70,3% na reeleição de Mário Soares, que percentualmente continua a ser o maior sempre.
Agora, com a conclusão do escrutínio em 20 freguesias, que adiaram as eleições uma semana devido ao mau tempo, António José Seguro somou mais votos aos 3.477.717 e ampliou o resultado para 3.505.846, segundo os dados finais provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Numa análise aos resultados, conclui-se que o futuro Presidente foi o mais votado em 99,35% dos concelhos do país – 306 em 308. André Ventura, que disputou a segunda volta, conseguiu apenas dois concelhos – Elvas (Portalegre) e São Vicente (Madeira).
Na segunda volta, em 8 de fevereiro, Seguro tinha ganho todos os distritos e regiões autónomas e 303 concelhos. Hoje juntou mais três concelhos: Álcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã, que adiaram a votação devido ao mau tempo.
António José Seguro já tinha vencido as presidenciais há uma semana, e viu hoje reforçada a sua votação, com mais de 3,5 milhões de votos e 66,83% dos votos.
André Ventura, que disputou a segunda volta, conseguiu 1,7 milhões de votos, o que equivale a 33,17% dos votos.
Já a segunda volta das eleições presidenciais, que ditou a eleição de António José Seguro, registou uma abstenção de 50% dos eleitores, um aumento face à primeira volta.
Os resultados finais das presidenciais serão divulgados após a assembleia de apuramento geral da eleição para Presidente da República, marcada para segunda-feira, no Tribunal Constitucional, em Lisboa.
Agora sim, tudo contado nas Presidenciais. Quem venceu na sua freguesia?
Já com o vencedor conhecido, 20 freguesias foram a votos nas eleições presidenciais no domingo, dia 15 de fevereiro (uma semana depois da segunda volta no resto do país). Agora, e com todos os votos contados, saiba (ou recorde) quem venceu no seu distrito, concelho ou freguesia.
Notícias ao Minuto com Lusa | 07:26 – 16/02/2026
Noticias ao Minuto



