
No Brasil, ninguém fica de fora da folia do Carnaval. Também os cães tiveram direito ao seu próprio desfile, no Rio de Janeiro.
O Blocão, um bloco de Carnaval dedicado a animais, saiu à rua este sábado na Barra da Tijuca. Donos e patudos foram vestidos a rigor, com glitter, bandeletes e tule – as imagens podem ser vistas na galeria acima.
O Blocão surgiu de uma brincadeira entre a palavra “bloquinho” e “cão” e tem reunido, nos últimos anos, centenas de amantes de animais naquela zona do Rio de Janeiro na manhã do sábado que antecede o Carnaval para escolher o disfarce mais engraçado.
Num pequeno palco, cães de vários tamanhos e raças desfilam.
A partir de hoje, são esperados mais de 65 milhões de brasileiros nas ruas, numa festa que decorre oficialmente até terça-feira no país que vive mais intensamente o Carnaval.
De acordo com o Ministério do Turismo brasileiro, o número de foliões que vão participar em desfiles, de blocos, andar atrás de um trio elétrico e fantasiados será 22% maior do que em 2025 e deverá injetar na economia mais de 18 mil milhões de reais (2,9 mil milhões de euros).
Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Olinda e Recife devem reunir mais de 40 milhões de pessoas naquela que é a maior festa popular do Brasil.
São Paulo deve superar 16 milhões de foliões, com mais de 600 blocos, enquanto o Rio de Janeiro projeta mais de oito milhões de participantes e um impacto económico de 5,7 mil milhões de reais (920 milhões de euros), com hotéis perto da lotação máxima.
Entre sexta-feira e quarta-feira de cinzas são esperados 238 blocos de rua que vão desfilar na ‘cidade maravilhosa’.
No Nordeste, Salvador deve receber mais de 11 milhões de foliões e 1,2 milhão de turistas, com ocupação hoteleira acima de 90%.
Já em Recife são projetados 3,6 milhões, enquanto Olinda espera mais de quatro milhões.
Números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam a para a entrada de 1,42 milhões de visitantes estrangeiros no Brasil em fevereiro de 2026, um aumento de 4% em comparação ao carnaval do ano anterior.
Quanto ao Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o destaque vai para a Académicos de Niterói que vai estrear-se no principal grupo do carnaval carioca de 2026 com um enredo dedicado à vida de Lula da Silva, o menino nordestino que se tornou operário e chegou à Presidência do Brasil.
Mais de 65 milhões de brasileiros devem tomar as ruas a partir de hoje numa festa que decorre oficialmente até terça-feira no país que vive mais intensamente o carnaval.
Lusa | 07:27 – 14/02/2026



