5 fevereiro, 2026
5 fevereiro, 2026

A notícia que importa, todos os dias.

Após fim de acordo nuclear, Medvedev alerta: “O inverno vem aí”



O ex-presidente da Rússia e vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, alertou que o “inverno vem aí” após o fim do Tratado Novo START sobre desarmamento nuclear com os Estados Unidos. 

“É isto. Pela primeira vez desde 1972, a Rússia (antiga URSS) e os EUA não têm nenhum tratado que limite as forças nucleares estratégicas. SALT 1, SALT 2, START I, START II, SORT, New START – tudo isto é passado”, escreveu Medvedev na rede social X.

O aliado de Vladimir Putin, presidente da Rússia, partilhou ainda uma imagem da série “Game of Thrones” com a frase “winter is coming” [“O inverno vem aí”, em português], que simboliza a chegada de uma ameaça inevitável e tempos difíceis.

That’s it. For the first time since 1972, Russia (the former USSR) and the US have no treaty limiting strategic nuclear forces. SALT 1, SALT 2, START I, START II, SORT, New START – all in the past. pic.twitter.com/D3TBZM9ffC

— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) February 4, 2026

O Kremlin também já tinha alertado, na terça-feira, para o termo do acordo de desarmamento nuclear com os Estados Unidos da América, considerando que “o mundo vai ficar mais perigoso” sem um tratado semelhante.

“Daqui a dias, o Mundo vai ficar mais perigoso do que antes. Pela primeira vez, a Rússia e os EUA, que possuem os maiores arsenais nucleares, vão ficar sem um documento fundamental, que limite e controle esses arsenais”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa.

Peskov já tinha previsto na passada semana que a assinatura de um novo tratado será um processo “longo e difícil”, acrescentando que Moscovo aguarda resposta de Washington a uma proposta apresentada pelo presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Afinal, o que é o Tratado Novo START?

O Tratado Novo START é o último acordo de controlo de armas entre Washington e Moscovo. Assinado em 2010, limitava cada parte a 800 lançadores e bombardeiros pesados e 1.550 ogivas ofensivas estratégicas destacadas, e era acompanhado por um mecanismo de verificação.

O fim do prazo do acordo marca a transição para uma ordem nuclear menos regulamentada, embora as inspeções das partes já estivessem suspensas desde 2023, devido à invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro do ano anterior.

Em setembro de 2025, Vladimir Putin propôs a Washington um prolongamento de um ano dos termos do entendimento, uma proposta descrita como uma “boa ideia” pelo homólogo norte-americano, mas à qual não houve resposta.

Os Estados Unidos retiraram-se em 2019 de outro importante tratado de desarmamento, concluído em 1987 com a Rússia, relativo às armas nucleares de médio alcance.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que o expirar do Tratado Novo START sobre desarmamento nuclear entre Rússia e Estados Unidos marca “um momento grave para a paz e a segurança internacionais”, exortando a negociações entre as potências. 

Lusa | 06:47 – 05/02/2026





Noticias ao Minuto

error: